terça-feira, 22 de julho de 2008

Trem do Forró da Terceira idade carrega quase mil idosos em uma viagem para lá de animada

Trem do Forró da Terceira idade carrega quase mil idosos em uma viagem para lá de animada





Por Chárleston Noronha*

Cerca de 886 idosos de várias cidades de Pernambuco desembarcaram no último sábado (19/07) na estação ferroviária do Cabo de Santo Agostinho após uma viagem de 35 km de muita alegria e forró pé-de-serra. Era o Trem do Forró da Terceira Idade, evento promovido anualmente pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Programas Sociais, em parceria com a Federação das Associações de Idosos de Pernambuco – FAIPE e a Rede Ferroviária Federal S/A – RFFSA.

A festa começou ao meio dia, quando grupos de idosos do Município se reuniram na estação do cabo para enfeitar o trem com balões e bandeirinhas. Em seguida, a composição seguiu para a estação Curado onde grupos de idosos de várias cidades do Estado aguardavam para o embarque. Às 14h, foi dado início a viagem. Durante o percurso os vovôs e as vovós esbanjaram disposição e alegria, dançando e cantando as músicas do "Rei do Baião", Luiz Gonzaga, interpretadas por vários trios de forró pé-de-serra.

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho montou uma enfermaria especial dentro de um dos vagões para atender alguma necessidade. A equipe composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem percorria todo o trem monitorando os participantes a todo o tempo. "Alguns idosos tiveram problemas de queda de pressão, mas todos que tiveram esse problema voltaram a se divertir depois de serem atendidos pela nossa equipe. Incidentes são inevitáveis por causa da idade, mas nada grave", conta Heráclito Chagas, assessor especial da Secretaria de Saúde.

Na estação Cabo, os passageiros foram recepcionados com fogos, grupo dos Bacamarteiros do Cabo e a quadrilha Cabense Vamos Renascer no Arraial. A dona-de-casa Damares Alice de Oliveira, de 78 anos, contou que a terceira idade do Cabo está muito mais feliz. "Participo de caminhadas, hidroginástica, física, Seresta da Terceira Idade e esse trem maravilhoso que é feito especialmente para nós, tudo promovido pela Prefeitura. A terceira idade do Cabo de Santo Agostinho está muito mais feliz", comemora.

Após serem recepcionados na estação Cabo, os idosos seguiram para o Pátio de Eventos do Mercadão onde aconteceu uma feira de artesanato e mais arrasta-pé ao som da Banda Meridional. "O Governo Municipal do Cabo de Santo Agostinho vem garantindo aos nossos idosos mais cidadania, autonomia, integração social, bem estar, diverção e informação, para que tenham um envelhecimento com mais saúde e dignidade. Esse é o nosso objetivo", afirma a Secretária de Programas Sociais, Vilma Pimentel.

Edição: Tereza Soares
Fotos: João Barbosa

*Chárleston Noronha é estagiário da Secretaria Executiva de Comunicação Social





Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO