quarta-feira, 23 de julho de 2008

Primeira carga para produção de navios Suezmax chega ao Porto de Suape

Primeira carga para produção de navios Suezmax chega ao Porto de Suape

Chapas do estaleiro chagam a Suape
Blog Imagem
Foto Foto Foto

A primeiras chapas de aço, para o início da construção de navios pelo Estaleiro Atlântico Sul, chega ao Porto de Suape. O Navio Pearl K atracou no cais 4 às primeiras horas da manhã de hoje (23/07) com cerca de 18 mil e 200 toneladas de aço. O material será utilizado na construção de navios tipo Suezmax, encomendados pela Transpetro, dentro do *Programa de Modernização da Frota*, o Promef. A previsão é de que o primeiro navio seja entregue em abril de 2009, antecipando em quatro meses a primeira data proposta, agosto do mesmo ano.

A operação envolvendo essa movimentação deverá ser feita em até 9 dias e contará com cerca de 40 trabalhadores, que farão a descarga e o transporte das chapas para o estaleiro. "No total, serão cerca de 900 viagens de caminhão para que a carga seja removida do porto até a Ilha de Tatuoca. Por dia de operação, serão entregues 2 mil toneladas do material", explica Marcus Rezende, gerente comercial da Panalpina, empresa contratada pela Transpetro para transportar o aço.

"Esse tipo de carga, que servirá como matéria-prima para os novos empreendimentos, vêm aumentando a movimentação de cargas de Suape", explica Sidnei Aires, diretor de Novos Negócios do porto. Para a chegada desse navio, especificamente, foi feito um planejamento, um estudo, juntamente com a Transpetro, em cima dos custos portuários, da infra-estrutura e da logística utilizada na operação que se inicia hoje", completa Aires.

A próxima remessa de aço deverá estar desembarcando em Suape entre o final de setembro e o início de outubro próximo, com cerca de 12 mil e 300 toneladas de aço, que foram negociadas pela Transpetro com a empresa Usiminas.

"Essa primeira carga, foi fechada com a empresa ucraniana Metinvest, a segunda será com a Usiminas, e outras já estão sendo negociadas", explica o gerente do Promef, Arnaldo Arcadier. Segundo ele, a terceira carga para a construção dos navios Suezmax, está prevista para ser entregue entre fevereiro e março de 2009, mas, como explicou o gerente, ainda não se sabe que empresa estará fornecendo esse material. "A negociação do preço é determinante para fecharmos esse fornecedor", completa Arcadier.

Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO