segunda-feira, 21 de julho de 2008

A primeira noite do 18º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2008)

Alceu Valença comanda público na primeira noite do FIG 2008
Bruno Bravo/Fundarpe

A primeira noite do 18º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2008), o principal evento do Festival Pernambuco Nação Cultural, atraiu uma multidão de 20 mil pessoas para a Esplanada Guadalajara. O público que compareceu ao maior palco do FIG pôde acompanhar as apresentações do conjunto Casa de Farinha, de Brasília, da parceria de Paulo Moura e Josildo Sá e do cantor Alceu Valença, que espantou o frio de 17° com um repertório de clássicos como Anunciação, Morena Tropicana, Estação da Luz, Táxi Lunar e La Belle de Jour.

Antes, por volta das 21h30, o espetáculo Sagração das Etnias, dirigido por Maria Paula Costa Rego, abriu oficialmente a programação do Festival Pernambuco Nação Cultural em Garanhuns. No palco, bailarinos e músicos representaram, em coreografias, cantos e figurino, diversos elementos da cultura pernambucana. Vindo do Distrito Federal, o grupo Casa de Farinha levou à Esplanada Guadalajara um repertório baseado em ritmos nordestinos como o maracatu, o samba de roda e a ciranda, tocados com instrumentos pouco usuais, como uma mola, uma placa de metal ou um despertador.

Depois do regional experimental de Casa de Farinha foi a vez da parceria de Paulo Moura com Josildo Sá esquentar o público do FIG. Na primeira parte do show Paulo Moura apresentou músicas instrumentais. Josildo Sá completou o show com sucessos do Forró e canções do projeto Samba de Latada, assinado pela dupla.

Alceu Valença subiu ao palco por volta de 1h da manhã para uma Esplanada Guadalajara lotada. Os clássicos de várias fases do cantor foram entoados em coro pelo público em um show longo, com mais de duas horas de interação. A platéia não se intimidou com a chuva e o frio e interagiu com o Alceu em diversos momentos da apresentação.

ERUDITO – Enquanto o público se aglomerava na Esplanada Guadalajara para ver as atrações da primeira noite de atrações do FIG 2008, teve gente que preferiu um programa mais calmo, na Catedral de Santo Antônio. Às 21h, o Grupo de Percussão Nordeste fez um concerto de percussão erudita, inaugurando o projeto Conservatório do FIG, uma parceria entre a Fundarpe e o Conservatório Pernambucano de Música (CPM), e que segue até o dia 21. A programação FIG 2008 segue até o dia 26. Nesta sexta-feira (18) serão abertas as programações de artes cênicas, plásticas e cultura popular, além dos shows nos Palcos Forró, Instrumental e Plataforma Pernambuco Nação Cultural.

Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO