quarta-feira, 11 de junho de 2008

Cabo de Santo Agostinho sedia Iª Conferência Regional Metropolitana Oeste-sul de Segurança Pública

Cabo sedia Iª Conferência Regional Metropolitana Oeste-sul de Segurança Pública





Por Danielle Dutra*

"Construindo o Sistema Estadual de Segurança Pública". Foi o tema da I Conferência Metropolitana Oeste-Sul de Segurança Pública, realizada nos dias 05 e 06 de junho no Eco Resort do Cabo, em Suape. O evento reuniu representantes da mata sul do Estado para discutir novas diretrizes para o setor e elaborar propostas a serem implementadas como políticas públicas de Segurança em todo Estado. O Cabo de Santo Agostinho foi o município que sediou o evento cuja iniciativa é do programa estadual de segurança pública, Pacto pela Vida. A parceria da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho transforma o município em importante interlocutor do programa.

A I Conferência Oeste-Sul de Segurança é uma das etapas da Conferência Estadual de Segurança Pública, também prevista dentro do Pacto pela Vida. "O objetivo é o fortalecimento de mecanismos democráticos de planejamento e gestão política estadual de segurança, envolvendo a participação de redes e organizações da sociedade civil, gestores municipais e estaduais, representantes das câmaras municipais, representantes dos poderes Executivos, Legislativo e Judiciário, guardas municipais e profissionais que atuam diretamente com a segurança pública dos cidadãos pernambucanos", explica o assessor especial da Secretaria de Defesa Social do Cabo, Luiz Geraldo Leite.

Na Conferência foram debatidos três eixos temáticos: Direitos Humanos e Repressão Qualificada da Violência, Prevenção Social do Crime e da Violência, Gestão Democrática e Controle Social da Política Pública de Segurança. Os debates tiveram como objetivo avaliar o plano de segurança estadual e municipal, e propor alterações no sentido da redução da violência. De acordo com Luiz Geraldo Leite, pela primeira vez, o município pode estruturar o plano setorial de segurança. "A partir das discussões que foram levantadas nos três eixos temáticos que serão discutidos com a sociedade civil cabense, teremos a sistematização de uma lei que estruturará a segurança pública do município para os próximos 20 anos", ressalta.

Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos e Defesa da Cidadania do Cabo, João Batista de Moura, a conferência trará uma repercussão positiva para a cidade. "Estes debates desencadearão uma série de conferências em outros municípios, onde a criminalidade diminuirá depois que os projetos forem colocados em prática", afirma.

*Danielle Dutra é estagiária da Secretaria Executiva de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO