quarta-feira, 11 de junho de 2008

Cabo de Santo Agostinho É o trem, é o trem, lá vem o trem do forró!!! Eu também vou e não vou só!!!

É o trem, é o trem, lá vem o trem do forró!!! Eu também vou e não vou só!!!





Por Chárleston Noronha*

Passageiros de Pernambuco, do Brasil e do mundo estiveram presentes no sábado (07/06) na primeira viagem do Trem do Forró 2008 do Cabo de Santo Agostinho. Às 15h, centenas de pessoas já estavam reunidas no Marco Zero em Recife aguardando a partida do trem, que acontece sempre às 16h. Enquanto a hora não chegava, os passageiros apreciavam uma feirinha de artesanato e de comidas típicas ao som de muito forró pé-de-serra, quadrilha junina e muita animação.

O apito do trem anunciava a partida, convidando todos à viagem de trem mais divertida do mundo. A locomotiva segue puxando dez carros, um adaptado com banheiros e os outros nove, exclusivos para o arrasta-pé com um trio de forró em cada um deles. Em todos os vagões a alegria é uma só. Crianças, adultos, jovens e idosos dançam e cantam as músicas do rei do baião Luiz Gonzaga, do Trio Nordestino, Dominguinhos e outros grandes nomes da cultura nordestina.

Para quem não sabia dançar o balanço do trem dava uma ajuda. Havia ainda aqueles que arriscavam uns acordes na sanfona ou umas batucadas na zabumba. Entre esses passageiros pra lá de animados, estava o jovem Edson Andrade que veio de longe conferir de uma das maiores atrações do São João de Pernambuco. "Estou surpreso com tanta animação. Já sabia que era animado, mas não sabia que era tanto assim. Superou as minhas expectativas", disse o paulista acompanhado de sua esposa e de sua mãe. Enquanto isso, o trem seguia o seu destino deslizando sobre os trilhos a uma velocidade de apenas 30 km por hora, pois trata-se da única viagem do mundo que ninguém tem pressa de chegar.

Depois de duas horas de viagem e um percurso de 35 km os fogos anunciam a chegada do Trem do Forró no Cabo de Santo Agostinho. Os passageiros são recepcionados na cidade com uma apresentação pra lá de barulhenta de um grupo de bacamarteiros e em seguida são conduzidos por um trio de forró pé de serra ao Pátio de Eventos Mercadão onde a animação e o arrasta pé continua até altas horas da noite. O vice Prefeito do Cabo José Ivaldo Gomes disse que durante todo esse mês, a cidade é só alegria. "Vários artistas vão se revezar para fazer o melhor festejo junino que a cidade já viu, além disso temos o Trem do Forró que traz o turista para conhecer a nossa alegria. O São João do Cabo de Santo Agostinho está apenas começando", diz.

Para que a viagem do Trem do Forró aconteça com tranqüilidade, uma equipe de 130 profissionais entre mecânicos, maquinistas, seguranças, enfermeiros, equipe de limpeza e outros, trabalham durante toda a viagem oferecendo toda a assistência necessária aos 900 passageiros forrozeiros. De acordo com o condutor do trem, Edinaldo Ferreira da Silva, a segurança está em primeiro lugar. "Toda a viagem é minuciosamente monitorada pela nossa equipe. Uma segunda locomotiva fica preparada para dar suporte, caso seja necessário", explica o maquinista que se sente feliz em fazer parte da festa. "É uma honra pilotar o trem do forró", completa.

Edição: Tereza Soares
Fotos: João Barbosa

*Chárleston Noronha é estagiário da Secretaria Executiva de Comunicação Social


Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO