quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Recursos para conclusão de Pirapama serão liberados dia 20

Recursos para conclusão de Pirapama serão liberados dia 20
Humberto Pradera

A maior obra prevista no PAC para Pernambuco começa a sair do papel em uma semana. Governo do Estado e Governo Federal assinarão o convênio para a liberação de recursos para o início das obras de conclusão do sistema produtor de Pirapama no próximo dia 20. A notícia foi dada pelo Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, a Eduardo Campos, nesta quarta-feira (12).

“É com grande satisfação que receberemos o ministro aqui no próximo dia 20 para assinarmos esse convênio. Pirapama vai retirar, de uma vez por todas, três milhões e meio de pessoas de seis cidades da Região Metropolitana da situação de racionamento d’água em que vivem hoje”, comemorou Eduardo. Além do Ministério da Integração, o Ministério das Cidades,através do BNDES, também é parceiro do Estado.

Além da construção de uma adutora com 20 km de extensão, os recursos serão utilizados na construção de uma estação elevatória, três sub-adutoras, uma estação de tratamento de água e outros três reservatórios, além da implantação do anel da Muribeca e melhoria nos grandes anéis do Recife. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 36 meses.

Segundo o governador, a agilização dos recursos para outra adutora, a do Oeste, também foi assunto da audiência com Geddel, que se comprometeu a dar toda a celeridade no que for preciso.

A viagem do governador a Brasília também contou uma audiência com a equipe técnica do Ministério da Indústria e Comércio Exterior. Eduardo apresentou um relato dos entendimentos com a General Motors, que estuda a possibilidade de montar uma fábrica no Porto de Suape. O ministério conta hoje com um grupo de trabalho específico para estudar todas as possibilidades de investimentos que surgem com a demanda interna e externa de veículos no país.

Eduardo levou uma apresentação, já mostrada à Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), que mostra que hoje o Brasil produz em torno de 2 milhões e 800 mil veículos e que, daqui a quatro anos, esse número deve chegar a até 5 milhões e 200 mil automóveis em 2010.

“O ministério está acompanhando todos os nossos passos. Estamos colocando claramente o nosso desejo de sediar a expansão da General Motors no Brasil”, pontuou Eduardo.


Usina Catende – No seu “giro” pela Capital Federal, o governador esteve ainda no Ministério do Desenvolvimento Agrário para pedir maior celeridade no que diz respeito às questões da Usina Catende. Entre os pleitos dos trabalhadores rurais que foram levados pelo governador estão a construção e 3 500 habitações rurais e a efetiva desapropriação da unidade fabril da Usina.

O ministro Guilherme Cassel informou estar atento à questão, que é uma preocupação do presidente Luís Inácio Lula da Silva. “Tenho certeza que, ao longo desse mês, vamos tomar as últimas providências necessárias para o encaminhamento dos recursos, que já estão previstos, só precisam ter mais celeridade na sua liberação, para estruturarmos esse exemplo de economia solidária e, sobretudo de luta, que vem sendo construído há 11 anos”, afirmou o governador.

Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO