quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Mulheres vão construir as próprias casas

Que fiquem atentas Mulheres do Cabo de Santo Agostinho, esta atitude merece reconhecimento
pois acho muito justo o que esta mulheres de Jaboatão estão fazendo
Exemplo a ser seguido pelas Mulheres do Cabo

Mulheres vão construir as próprias casas
Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 20/09/2007.

Clique na imagem para vê-la em seu tamanho originalA construção de casas para 130 famílias carentes em Jaboatão dos Guararapes foi discutida, ontem, na Alepe. A Federação das Mulheres Pernambucanas se reuniu com a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Elina Carneiro (PSB), para falar do projeto da segunda vila das mulheres pedreiras. A idéia é construir as moradias de forma semelhante a que foi feita, há cerca de dez anos, no bairro de Peixinhos, em Olinda, pelas mãos das próprias mulheres. Na época, 78 famílias foram contempladas.

A presidente da Federação e vice-presidente da Confederação das Mulheres do Brasil, Edna Costa, disse que as pedreiras passarão pelo curso de capa-citação e que o terreno já foi cedido pela Prefeitura de Jaboatão. Ela, no entanto, não quis revelar onde a construção será realizada.

Na reunião do colegiado ainda ficou decidido que será formada uma comissão técnica com membros da Prefeitura de Jaboatão, Secretaria Estadual da Mulher, Secretaria Estadual das Cidades, Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Caixa e Federação das Mulheres Pernambucanas para acompanhar a implementação da proposta.

“Esse grupo vai elaborar o projeto de construção da nova vila para garantir o sucesso do empreendimento, uma vez que não desejamos apenas as casas. A ideia é que o local tenha praça e escola entre outros benefícios”, explicou. Ainda de acordo com Edna Costa, as mulheres que participarão da iniciativa moram, atualmente, de aluguel ou de forma precária. “São chefes de família de entidades organizadas que interagem com a Federação”, destacou.

Elina Carneiro disponibilizou total apoio à idéia. “Não podemos dissociar a questão da habitação das políticas públicas voltadas para o social, porque representam melhorias para a população. Como presidente de um colegiado voltado para a classe feminina e como parlamentar, defendo que essas moradias sejam construídas para as mulheres”, afirmou, acrescentando que, “na maioria das vezes, são elas que mais se preocupam com a qualidade de vida de suas famílias”.

A secretária estadual da Mulher, Cristina Buarque, e o presidente da Cehab, Jorge Carreiro, participaram do encontro, assim como representantes da Caixa, que viabilizará os contratos das moradias, Secretaria de Habitação de Jaboatão e Secretaria de Saúde do Estado. De acordo com Carreiro, a vila das pedreiras será viabilizada por meio do Programa Crédito Solidário da Caixa. O início das obras está previsto para o final deste ano.

Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO