segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Vacinação contra a poliomielite transcorreu em clima de festa no Cabo


Segunda, 27/08/2007 - 11h35

Vacinação contra a poliomielite transcorreu em clima de festa no Cabo





Por Chárleston Noronha*


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado dia 25, a campanha de vacinação contra a poliomielite em toda a cidade. Cerca de 600 funcionários trabalharam das 8h às 17h30 em 56 postos espalhados por todo município para que 17.424 crianças fossem vacinadas. A abertura da campanha aconteceu no posto de saúde da Cohab e contou com bandinha de música e a presença do Zé Gotinha, que desfilou pela cidade em carro aberto convidando as crianças de 0 a 5 anos a receberem a dose.

Ângela de Araújo, coordenadora do Programa de Imunização do Cabo de Santo Agostinho falou da importância da vacina: "É uma forma de agente proteger nossas crianças de uma forma coletiva. A vacina faz com que a criança produza anticorpos e fiquem protegidas contra o vírus da poliomielite", sugere. Ângela disse ainda, que a vacina está disponível na rotina dos postos.

A poliomielite é uma doença infecto contagiosa que pode levar a paralisia ou a morte e pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que acontece em uma probabilidade maior em locais de condições sanitárias e de higiene inadequadas. Os adultos também podem pegar a doença, mas as crianças de baixa idade estão mais sujeitas porque ainda não desenvolveram hábitos de higiene.

Erradicação

A primeira edição do Dia Nacional de Vacinação contra a poliomielite foi realizada em 1980. A estratégia de promover a imunização em massa foi responsável pela erradicação da doença no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O último caso de pólio foi registrado em 1989, na Paraíba.

Edição: Tereza Soares
Fotos: João Barbosa
*Chárleston Noronha é estagiário da Secretaria Executiva de Comunicação Social



Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO