quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Metrorec lança edital de veículo moderno de passageiros para o Cabo

Metrorec lança edital de veículo moderno de passageiros para o Cabo





Por Taluama silva

Um moderno sistema de Veículos Leves sobre Trilhos – VLTs - será implantado, em substituição às locomotivas a diesel e aos carros de passageiros atuais no trecho compreendido entre as estações de Cajueiro Seco e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. O edital para realização da obra, prevista no Plano de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal, foi lançado na manhã desta quarta, 22/08, na Estação Recife e contou com a presença do governador Eduardo Campos; dos prefeitos, Lula Cabral (Cabo) e João Paulo (Recife); do presidente da Companhia Brasileira de Trens
Urbanos - CBTU, João Luiz da Silva Dias, entre outras autoridades.

Serão adquiridos sete equipamentos VLT, cada um com três carros de passageiros bilaterais movidos à tração diesel e com uma capacidade média de 200 passageiros por carro, totalmente climatizado. Nos 19 km do trecho serão implantadas seis estações. A demanda prevista para o VLT de Recife no trecho Cajueiro Seco-Cabo é de 30 mil usuários por dia.

Para o prefeito do Cabo Lula Cabral essa será uma forma de resgatar uma dívida com a população carente que utiliza o transporte em condições indesejáveis, e de integrar a Região Metropolitana do Recife ao desenvolvimento que começa a acontecer no Cabo, principalmente em relação às demandas de Suape. "O VLT irá resolver grande parte do déficit do transporte público de passageiros e será ainda mais importante por que poderá levar o trabalhador que sonha com o emprego nos novos investimentos de Suape", disse o prefeito Lula Cabral.

O Governador Eduardo Campos disse, durante solenidade, que está viabilizando junto às autoridades em Brasília o transporte integrado ao VLT para mobilidade do Cabo ao
Complexo Portuário de Suape. "Definimos o transporte para o futuro e estamos desafiados a acelerar, no sentido de corresponder a expectativa da população de que o crescimento previsto para o Cabo e todo o Estado, possa ser compartilhado por todos os pernambucanos", afirmou Eduardo Campos.

Segundo o presidente da Metrorec, Sileno Guedes, a implantação do VLT beneficiará também a população da zona sul da Região Metropolitana do Recife, "através da melhoria do nível de serviço do Sistema de Transporte
Público de Passageiros, proporcionando mais regularidade, rapidez, segurança e conforto". O presidente da CBTU, João Luiz Dias, acredita que "Pernambuco saiu na frente no resgate do transporte sem exclusão social". O investimento da obra é de R$ 36 milhões e o edital está disponível no site www.cbtu.gov.br.

A implantação dos VLTs faz parte do projeto de ampliação, recuperação e melhorias do Metrô em Recife que além da recuperação e adaptação da linha férrea no trecho entre a Estação cajueiro Seco e Cabo, para circulação dos VLTs, tem como ações previstas: a construção da Estação Cosme e Damião; a recuperação de toda a linha Centro, além da instalação de novos bloqueios eletrônicos nas estações e implantação da bilhetagem eletrônica.

Edição: Tereza Soares
Fotos: Jorge Luiz


Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO