quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Estudantes da Vila de Nazaré comemoram Dia do Soldado

Estudantes da Vila de Nazaré comemoram Dia do Soldado plantando mudas de pau-brasil no Parque Armando Holanda





Por Chárleston Noronha*


Em comemoração ao Dia do Soldado, o 14º Batalhão Logístico do Exército e o Conselho Gestor do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti (PMAHC), situado no Cabo de Santo Agostinho, realizaram na manhã da última quarta-feira (22/08), uma visita de estudantes, da Escola Municipal Vicente Yanez Pinzon, ao Forte Castelo do Mar e ao Quartel Velho em Nazaré. O objetivo da aula especial foi mostrar para a criançada o que é a preservação da natureza na prática, através de uma caminhada ecológica e plantio de mudas de pau-brasil.

Os alunos, com idades entre 7 e 10 anos, caminharam até o quartel velho, passaram pelo forte Castelo do Mar e em seguida voltaram para a escola, sempre acompanhados de professores, guias turísticos e soldados do exército. Chegando na escola, as crianças descansaram, lancharam e para a alegria e o encantamento de todas, deram um passeio no caminhão do exército.

Segundo Célia de Almeida, professora da escola, é na prática que os alunos sentem a necessidade de preservar a natureza ." É muito diferente de uma aula em sala. Aqui eles sentiram na pele a necessidade de preservar a natureza, sem falar que foi uma aula e ao mesmo tempo uma diversão, um passeio que eles adoraram."

O comandante Coutinho do Exército falou da importância de uma aula dessas para os alunos. " Foi um dia importante e diferente para as crianças porquê elas estão tendo contato com a natureza, com os nossos soldados e militares do exército, sem falar na caminhada ecológica pela importância histórica do local. Tenha certeza que é um dia que vai ficar guardado na memória deles e foi muito gratificante para nós do exército ter participado"

O dia do soldado é comemorado no dia 25 de agosto em homenagem ao Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro. Em maio deste ano, o 14º Batalhão Logístico iniciou o trabalho de manutenção e recuperação do Forte Castelo do Mar, que é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional por sua importância durante a invasão holandesa. O trabalho será executado em parceria com o conselho Gestor do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti, que contratou uma empresa especializada em recuperação de sítios históricos para apoiar com treinamento técnico o pessoal militar a ser empregado pelo batalhão.

Edição: Tereza Soares
Fotos: João Barbosa
* Chárleston Noronha é estagiário da Secretaria Executiva de Comunicação Social


Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO