quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Desfile Cívico de Sete de Setembro contagia a população cabense

Desfile Cívico de Sete de Setembro contagia a população cabense





Por Rafael Negrão*

Tradicionalmente o Desfile Cívico contagia a população cabense, que lota as principais ruas da cidade para prestigiar as Escolas Municipais e as Bandas Marciais. Este ano não foi diferente. O desfile teve como tema: "Cabo de Santo Agostinho, História contemplada pelas riquezas naturais e culturais que a todos encantam". Na abertura oficial estavam presentes o prefeito Lula Cabral, vice-prefeito José Ivaldo Gomes, Deputado Estadual Everaldo Cabral, líderes religiosos, vereadores, assessores especiais e diversos secretários.

A Filarmônica XV de Novembro Cabense, às 15h, abriu passagem para as 31 bandas e as 29 escolas municipais. As apresentações contaram um pouco sobre a história dos engenhos, das praias que foram temas apresentados ao longo do desfile. A secretaria Executiva de Educação, Gildineide Fialho, ressaltou a importância de comemorar o Sete de Setembro. "É uma data importante, porque faz com que a gente repense a liberdade, e principalmente os direitos e deveres de todo cidadão", explica. Salienta que o desfile também tem um lado pedagógico que é mostrar a beleza do município valorizando os cidadãos cabenses.

A cada apresentação o público delirava, a dona-de-casa Neuza Maria da Silva, moradora do Bairro São Francisco, declarou que todo ano vem ao desfile e não perde por nada. "Desde de menina que venho prestigiar as bandas, já desfilei muito e não consigo ficar em casa. A estudante Ana Lúcia confessa que veio especialmente para ver o sobrinho desfilar "Tenho um sobrinho desfilando. Além disso, adoro a Banda Clarins Independentes, não perderia por nada", comenta entusiasmada.

Uma das Bandas mais esperadas da noite era Associação Pio XII, que abrilhantou à noite homenageando o eterno "Professor Benedito", os componentes levantaram o público com as diversas canções tocadas. O desfile contou com o grupo de percurssão de portadores de necessidades especiais do Caic, que deram um show. O desfile contou com a colaboração da Guarda Municipal, dos Guardas de Trânsito, dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência, Guardas de Trânsito e Polícia Militar, além da Defesa Social. A cada participação as Escolas Municipais e as Bandas Marciais, recebiam um troféu pela participação. O evento é uma realização da Secretaria Executiva de Educação.

Semana Cívica no Cabo celebra Independência da área rural à urbana





Por Aline Vieira / Rafael Negrão/ Daniele Dutra*

Mais de 500 alunos de cinco escolas municipais da Charneca, participaram da abertura dos desfiles da Semana Cívica do Cabo de Santo Agostinho, cujo tema deste ano foi "Cabo de Santo Agostinho, história contemplada pelas riquezas naturais e culturais que a todos contemplam". Cada escola seguiu acompanhada de uma banda marcial e apresentou duas músicas em frente ao palanque. No mesmo dia, as escolas em Gaibu desfilaram lembrando a Independência do Brasil.

Mesmo com o tempo nublado, dezenas de pessoas estiveram presentes para assistir às apresentações e gostaram do que viram. "Admiro quem desfila, é bonito ver as crianças interessadas", afirma Clissiane Alves, estudante de 16 anos. Elizane Lima, 28, além de expectadora, estava presente com mãe de uma aluna. "Se a minha filha de sete anos não tivesse participado, ela teria chorado o ano inteiro", completa, sobre a vontade da menina.

Na sexta-feira (05/09), às 15h, no Bairro São Francisco a comunidade pôde apreciar as dez Escolas Municipais e as Bandas Marciais. A cada apresentação o público aplaudia e se contagiava com espírito da pátria. Uma das bandas mais esperadas foi a Clarins Independentes, que levantou o público com repertório bem variado. Além disso, as escolas homenagearam as riquezas naturais do Cabo de Santo Agostinho. O desfile foi repleto de emoção e alegria. No sábado (06/09), às 14h, aconteceu o Desfile Cívico da Cohab na Rua 55. No ato nove escolas se apresentaram para a população.

Segundo Gildeneide Fialho, secretária de educação do município, desde a década de 70 sempre são realizados desfiles cívicos no Cabo. "É importante dar continuidade a cultura e ao civismo na pátria. É preciso despertar o amor com respeito ao país", ressalta Gildineide.

A segurança das pessoas que compareceram para assistir ao desfile foi garantida com o reforço de guardas municipais colocado nas ruas. "Foram escalados 70 guardas municipais para a organização do trânsito local e assegurar às escolas que desfilaram", ressalta o secretário de Defesa Social, Coronel Ewerton Miranda. De acordo com a chefe de enfermagem Telma Ferreira, dois técnicos de enfermagem e uma enfermeira estavam de plantão para maiores necessidades. Compareceram ao desfile os secretários de Cultura, Esportes e Lazer; Rinaldo da Costa, de Mobilização Social e Wellington Mendes e de Educação, Gildineide Morais.

Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO