quinta-feira, 14 de agosto de 2008

II Seminário da Juventude Cabense integra participantes na busca dos direitos dos jovens

II Seminário da Juventude Cabense integra participantes na busca dos direitos dos jovens





Por Aline Vieira*

Nos últimos dias 07 e 08 de agosto, a Escola Prefeito Eronides Soares, conhecida como Escola Modelo, em Pontezinha, sediou o II Seminário da Juventude Cabense, cujo tema foi "Desafio na busca dos Direitos Humanos". O seminário, promovido pela UCES (União Cabense dos Estudantes Secundaristas), com o apoio da Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho e pela Plan, teve como objetivo, promover o debate sobre os direitos da juventude. Estiverem participando, além de estudantes, os movimentos estudantis e associações comunitárias.

O encontro contou com debate do tema, abordado nas palestras: apresentações culturais, grupos para discussão da temática e apresentação em plenária das propostas elaboradas pelos grupos e aprovadas pelos delegados. Essas propostas, que contemplam a saúde, a cidadania, a educação, a formação profissional e os direitos humanos, serão encaminhadas, através de relatório, ao Governo Municipal e à Câmara dos Vereadores do Cabo, com o objetivo de conseguir melhorias para a Juventude.

Para a participante Marília Gomes, 19 anos, "o seminário serviu de conhecimento e desenvolveu os jovens no entendimento". Sobre a essência do evento, ele foi "uma abertura para o diálogo entre os poderes públicos e a sociedade civil", disse Heleno Francisco, diretor de imprensa da UCES. Durante a programação, houve também a prestação de contas dos dois anos da Atual Gestão da UCES. Em depoimento no final do evento, Rodrigo Neto, presidente da UCES, disse que "a participação da juventude foi bastante aproveitada e zelada pelos jovens".

Dentre as reinvidicações do Setor da Juventude, que são chamadas de "bandeira de luta", já foram conquistadas as eleições diretas para dirigentes escolares. Em caráter de andamento, está a unificação da carteira estudantil (EMTU e Municipal), e ainda na luta, está a garantia da lei que permite a formação de Grêmios.

Edição: Tereza Soares
Fotos: João Barbosa

*Aline Vieira é estagiária da Secretaria Executiva de Comunicação Social.

Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO