terça-feira, 19 de agosto de 2008

Gestantes de PSFs do Cabo vivenciam práticas terapêuticas ao ar livre

Gestantes de PSFs do Cabo vivenciam práticas terapêuticas ao ar livre





Por Aline Vieira*

Na última quarta-feira (13/08), o Parque dos Eucaliptos, situado em Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, foi o ponto de encontro entre grupos de gestantes cadastradas nos PSFs Alto do Sol e Alto dos Índios. No encontro foi realizado o espaço de cuidados do Projeto De Mãos Dadas – Ciranda Viva, em que gestantes puderam vivenciar a massoterapia e a reflexologia, práticas terapêuticas alternativas, que buscam melhorar a qualidade de vida.

A idéia desse encontro foi a de minimizar a ansiedade provocada pela gravidez e evitar a depressão comum nessa fase, promovendo ainda, benefícios para a mãe e para o bebê. Todo o processo de relaxamento foi realizado no meio do parque, em meio a natureza, no chão, e em dupla, com toda uma integração entre os presentes.

Grávida de sete meses, Severina Nascimento, 29 anos, disse que além do pré-natal, está recebendo visitas e sentindo bastante dedicação da equipe. Ela foi incentivada pelo marido a participar da sessão terapêutica, que disse estar ansioso com o resultado. Depois da sessão, Severina contou que o relaxamento só lhe fez bem. "Me senti livre, esqueci de tudo, só lembrei de mim e do meu filho", afirma.

A terapia foi orientada pelo terapeuta holístico e idealizador do projeto, Gustavo Cauás, e facilitada por profissionais dos PSFs, que já foram capacitados para serem multiplicadores. A prática já é realizada por esses profissionais nas duas unidades de PSF e segundo a enfermeira da comunidade do Alto dos Índios, Nara Leandro, a equipe está muito integrada e motivada, e a população está bastante receptiva. "Essa realidade agora é acessível às pessoas de menos renda. As mães respondem bem aos movimentos e relaxam. É gratificante por causa dos resultados", defende Ladjane de Assis, agente comunitária de saúde.

Edição: Tereza Soares
Fotos: João Barbosa

* Aline Vieira é estagiária da Secretaria Executiva de Comunicação Social.


Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO