quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Defesa Civil e Guarda Municipal se preparam para prestar serviço de qualidade aos cabenses

Defesa Civil e Guarda Municipal se preparam para prestar serviço de qualidade aos cabenses





Por Danielle Dutra*

Representantes da Defesa Civil e da Guarda Municipal da cidade do Cabo de Santo Agostinho participaram do Curso de Avaliação de Danos (Avadan) ministrado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, de 04 a 07 de agosto no auditório da Universidade de Pernambuco (UPE/FCAP).

Com o objetivo de preparar técnicos estaduais e municipais para avaliação de danos e prejuízos causados por desastres, o curso norteia a tomada de decisão diante de um ato emergencial e justifica tecnicamente os atos legais de declaração, homologação e reconhecimento de situação de emergência ou de estado de calamidade pública.

De acordo com Ana Sandra de Arruda, Coordenadora da Defesa Civil do Cabo,"diante de um desastre é necessário o preenchimento de um formulário específico dentro do prazo de 120 horas, para registro da avaliação da situação. O formulário trata-se da avaliação do desastre, após ser preenchido é complementado com anexos e outros registros da ocorrência", declara.

Segundo o guarda municipal, Hérmano da Costa Silva, "o curso foi de grande importância por esclarecer a responsabilidade do Município nas informações prestadas. O Avadan deve ser preenchido com disciplina, e as informações dadas com coerência e confiabilidade", explica.
Participaram do curso representantes da Defesa Civil do Cabo, e técnicos da codecipe, Defesa Civil do Recife, além de Igarassu, Jaboatão, Camaragibe, Caruaru, Itapissuma, Abreu e Lima e São Lourenço da Mata. Os Estados do Rio Grande do Sul, Ceará, Alagoas e Rio Grande do Norte também mandaram representantes.

Edição: Tereza Soares

*Danielle Dutra é estagiária da Secretaria Executiva de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO