sábado, 12 de julho de 2008

Quase 100% da Cohab já foi asfaltada: É a Vila da Cohab com nova roupagem

Quase 100% da Cohab já foi asfaltada: É a Vila da Cohab com nova roupagem





Por Aline Vieira*

Quantas crianças perderam sapatos ou chegaram meladas de lama na escola? Quantos adultos também seguiram para o trabalho com roupas molhadas e sapatos sujos? Transitar pelas ruas da antiga Vila da Cohab em dias chuvosos era um sacrifício. A pé ou de carro, não existia melhor opção. Simplesmente, não havia condições. Mas isso já faz parte do passado, um passado que ninguém quer lembrar. Na última quarta-feira, 02 de julho, foram inauguradas mais seis ruas do bairro, faltando apenas uma rua para completar a meta de 100% de pavimentação da Cohab, estabelecida pela Prefeitura desde o início da Gestão.

Mais que um trabalho de pavimentação, as obras são um caminho para melhores condições de vida para novos e antigos moradores. Caminhadas, abaixo-assinados, reuniões, muita coisa foi feita para reivindicar as obras que a Prefeitura agora está atendendo. Dona Maria Vênus, diretora do Lar São Lázaro e já com quase 30 anos morando e trabalhando na Cohab, elogia o trabalho realizado pela Prefeitura ali na Cohab, que para ela, deu vida à rua e aos moradores. Ela já havia feito três abaixo-assinados em outros governos, mas só agora houve coragem e capacidade para fazer acontecer. "Hoje eu posso ver resultados, não com os olhos, pois sou deficiente visual, mas posso sentir a alegria das pessoas", revela emocionada. Em meio a caminhada, Lula Cabral parou em frente à casa dela levando um abraço de gestor.

A pequena Ana Luíza, de 8 anos, moradora de uma das ruas beneficiadas, lembrou que quando chovia, não podia andar de bicicleta, nem de carro, nem de moto. Para o prefeito Lula Cabral, um dos objetivos era justamente proporcionar tranqüilidade às crianças ao brincar ou ir à escola. "É uma satisfação chegar à Cohab para inaugurar ruas e ver que conseguimos realizar um sonho antigo da comunidade", comemora.

De acordo com o secretário de Obras, Osman Beltrão, as pavimentações dos 872 metros nas seis ruas custaram R$ 586.928,00 e compreendem além de pavimentação, asfalto, drenagem de águas pluviais e construção das calçadas. As vias contempladas foram a antiga Rua 53, e as ruas Lourival José de Morais (antiga 64), Ciríaco da Rocha (antiga 65), José Carlos de França (antiga 66), Severino de Barros (antiga 67) e Cornélio José da Silva (antiga 68).

Foi possível ver moradores bem arrumados em sacadas, janelas, portões, calçadas, enfim, em frente às próprias casas, assistindo às inaugurações, dando depoimentos a cada parada em cada rua, crianças correndo, brincando, andando de bicicleta, aproveitando o calçamento para se divertir. Mesmo com a chuva que caía, ainda assim, o número de pessoas aumentava a cada rua inaugurada. Em palavras proferidas e em atitudes impossíveis de esconder o que se percebia nos rostos era orgulho de morar na Vila da Cohab.

Edição: Tereza Soares
Fotos: Jorge Luiz
*Aline Vieira é estagiária da Secretaria Executiva de Comunicação Social.

Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO