sábado, 12 de julho de 2008

Engenho Novo ganha unidade do Programa Saúde da Família

Engenho Novo ganha unidade do Programa Saúde da Família





Por Aline Vieira*

A última sexta-feira (04/07) trouxe boa nova para a saúde cabense. A comunidade do Engenho Novo recebeu a primeira unidade do Programa Saúde da Família (PSF). Antes, a comunidade era atendida apenas pelo PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde), que passará agora a funcionar como complemento. A unidade do PSF de Engenho Novo foi batizada como o nome de Professor Benedito, em homenagem ao falecido educador cabense, diretor da Escola Pio XII. Na inauguração, estiveram presentes representantes do Governo, moradores locais e a família do professor homenageado.

A dona-de-casa, Cláudia da Silva, mora há 27 anos na comunidade e já desfrutava dos serviços oferecidos pelo PACS. A moradora deu à luz recentemente a um bebê e diz que a chegada do PSF "vai melhorar mais a saúde aqui no Engenho Novo, inclusive, das crianças". Após o descerramento da placa inaugural, todos foram convidados a conhecer a unidade. Em seguida, o público assistiu à apresentação teatral do GTAZP (Grupo Teatral Amador Zumbi dos Palmares), que esteve recentemente participando da MOSCAPE (Mostra Cabense de Poesias e Esquetes Encenadas).

A equipe que atuará no PSF de Engenho Novo é formada por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde. A equipe prestará atendimento básico a cerca de 500 famílias (em torno de 3 mil pessoas) cadastradas, com atendimento médico, vacinação, enfermagem, curativo, acompanhamento e assistência médica domiciliar, visando a promoção e a recuperação da saúde. "Só tínhamos antes o Programa dos Agentes Comunitários (PACS), que visitavam a casa das pessoas e orientavam em relação a hábitos saudáveis, mas não havia a assistência efetiva de saúde com médico e enfermeiro", argumenta a secretária de saúde, Adelaide Cabral. Ela esteve inaugurando a unidade, juntamente com Luís Ferreira da Rocha, irmão do professor homenageado.

Atuando há sete anos no PACS Rural, a enfermeira Rosimere Santos, nutre grande expectativa com a chegada de mais profissionais. "As micro áreas estão sendo contempladas com um posto centralizado e, ainda, com a continuação dos PACS nas comunidades distantes, como complemento ao PSF", disse ela. As micro áreas atendidas são Engenhos Novo, São Caetano, Serra, Sebastopol e Retiro. O posto do PSF funcionará das 8h às 17h com atendimentos agendados, com a possibilidade de atendimento domiciliar. Caso o paciente precise de um especialista ou emergência, será transferido para outro local.

Edição: Tereza Soares
Fotos: Jorge Luiz
*Aline Vieira é estagiária da Secretaria Executiva de Comunicação Social


Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO