sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Discriminação racial é discutida durante Semana Municipal da Consciência Negra no Cabo

Discriminação racial é discutida durante Semana Municipal da Consciência Negra no Cabo





Por Taluama Silva

Em sintonia com a Semana Municipal da Consciência Negra, que acontece de 19 a 23 de novembro no Cabo de Santo Agostinho, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), mantidos pela Prefeitura, realizam programação especial com palestras e debates sobre o tema. Na última quarta-feira (21), foi a vez do CRAS da Cohab reunir, usuários, parceiros e a comunidade para uma tarde de reflexão sobre o tema.

A abertura do evento ficou por conta do grupo de afoxé “Pérola Negra”, do projeto Sentinela, com uma apresentação cultural. Em seguida foi exibido o curta-metragem “Vista Minha Pele” que aborda as discriminações raciais, cotidianas, na vida de adolescentes. O professor de história, Bruno Aurélio, enriqueceu o debate sobre o vídeo com uma explanação sobre a história do negro no Brasil.

Para o coordenador nacional do Movimento Negro Unificado, Marcelo Jerson (Pirata) a iniciativa de discutir o tema é de grande importância. “A discussão sobre o vinte de novembro – Dia da Consciência Negra - se faz importante como forma de resgate das lutas étnicas raciais da qual os movimentos negros vêm travando no Brasil”, disse Marcelo acrescentando que ainda se tem muito o que fazer para eliminar ou amenizar o preconceito no país. “Falta muito ainda, porém demos passos importantes como a aquisição da Lei 10.639/03, que obriga as escolas a contar a história do povo negro”, explicou Marcelo.

Durante o encontro foram distribuídos panfletos explicativos sobre preconceito, racismo e situações onde deve ser aplicada a Lei 7.716 que pune os crimes resultantes de discriminação ou preconceito e cor, raça, etnia, religião ou procedência nacional. O Dia da Consciência negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro e é dedicado a uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Esta data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

Edição: Tereza Soares
Fotos: Leonardo Domingos
Edição de Imagens: Jorge Luiz

Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO