segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Cabo se prepara para uma semana de conscientização e combate à dengue

Cabo se prepara para uma semana de conscientização e combate à dengue

Por Chárleston Noronha*

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho estará promovendo, de 26 a 30 de novembro, a Semana de Mobilização Municipal de Combate a Dengue. O objetivo é promover uma semana de alerta à população para o controle da doença, que é uma das principais transmitidas por mosquito no mundo e um problema gravíssimo em países tropicais como o Brasil, onde o clima e os hábitos urbanos oferecem condições ótimas para o desenvolvimento e proliferação do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti.

A Semana de Mobilização Municipal de Combate a Dengue contará com apresentações culturais, maquetes e palestras em vários bairros da cidade. As atividades começam na segunda-feira (26/11), na Escola Pe. Antônio de Melo Costa, na Charneca, às 14h. As atividades prosseguem na terça-feira (27/11), na Praça da Estação no Centro; quarta feira (28/11) em Ponte dos Carvalhos, no Centro Cultural Mestre Dié e na sexta-feira (30/11), na praça de Gaibu, sempre às 9h .

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Borba, destaca que a mobilização é fator importantíssimo no combate à proliferação do mosquito . "Ações como essa são importantes para conscientizar e ter como aliada a população no combate à dengue e os trabalhos dentro das escolas também é muito bom, pois as crianças além de serem orientadas, orientam suas famílias", afirma o secretário.

A dengue é transmitida através da picada do mosquito fêmea contaminada, pois o macho se alimenta apenas de seiva de plantas. Um único mosquito desses em toda a sua vida (45 dias em média) pode contaminar até 300 pessoas. Os principais sintomas da dengue são: febre alta, fortes dores de cabeça, dores musculares e nas juntas, falta de apetite, náuseas e vômitos, olhos avermelhados, manchas vermelhas pelo corpo e em alguns casos sangramento.

Manter caixas dágua bem tampadas, trocar a água dos vasos por terra e evitar qualquer tipo de água parada, são alguns cuidados que a população deve tomar para evitar a prolifaração do mosquito transmissor. É bom lembrar que ainda não existe uma vacina contra a dengue, apesar de uma estar em fase de testes, por isso é importante a prevenção. A doença é grave e pode matar.

Edição: Tereza Soares
*Chárleston Noronha é estagiário da Secretaria Executiva de Comunicação Social

Um comentário:

Anônimo disse...

bom dia amigos,estou enviando este email para todos os funcionarios de empresas do recife e região metropolitana,para lhes oferecer os meus serviços.
sou dj possuo som,iluminação e faço tambem decoração com malhas.e peço-lhes que façam contato para fazer orçamento dos seus eventos,confraternizações,recepções,festas estudantis e outros.meu repertorio é variadissimo e tenho grande experiência na area.
para conferir parte do meu trabalho pode acessar www.jjota.xpg.com.br ok?
grato pela sua atenção e tenha um bom dia!

Novas Materías do PORTAL CABO