terça-feira, 16 de outubro de 2007

Praça da Informação é inaugurada beneficiando centenas de pessoas com acesso à Internet

Praça da Informação é inaugurada beneficiando centenas de pessoas com acesso à Internet





Expectativa da Prefeitura é atender mais de quatro mil pessoas no local a cada mês

Por Taciana Góes

A população cabense já pode contar com acesso gratuito à Internet. A Prefeitura do Cabo inaugurou a Praça da Informação na última quinta-feira (11/10), disponibilizando 24 máquinas para uso público. O objetivo da ação é a inclusão digital, possibilitando aos moradores o acesso à pesquisa, assim como digitação e impressão. Na inauguração estiveram presentes o prefeito Lula Cabral, o secretário de Indústria, Comércio e Promoção do Trabalho, Anatólio Julião e demais autoridades.

"Computador ainda é um artigo de luxo, caro, e a grande parcela do povo não tinha como utilizar. Agora, além de poder estudar, fazer cursos, gratuitos, quem freqüentar terá a oportunidade de enviar currículos, elaborar trabalhos escolares e até jogar", declarou o secretário executivo de Indústria, Comércio e Promoção do Trabalho, Anatólio Julião.

O prefeito Lula Cabral acredita que a implantação da Praça da Informação, localizada em frente à Praça da Bíblia, é mais um passo rumo ao progresso. "É mais uma ação entre tantas outras que estamos oferecendo no intuito de impulsionar a inclusão digital, possibilitando os moradores o acesso à pesquisa, assim como digitação e impressão", afirmou. A expectativa da prefeitura é que cerca de mil pessoas participem do curso e que mais de 4.000 circulem no local, todos os meses.

O espaço será dividido em dois turnos. Pela manhã, vários cursos de computação básica acontecerão, atendendo uma média de cem pessoas. Já no período da tarde, será aberto ao público em geral, no horário de 13h as 21h, sendo permitido 24 pessoas a cada hora. "As únicas restrições são em relação aos sites pornográficos e orkut. É um projeto pioneiro no Estado", pontuou Julião, lembrando que o uso do computador é gratuito, mas é necessário uma inscrição simples, portando comprovante de residência atualizado e documento de identidade.

A intenção, segundo o secretário, é abrir novos centros no Cabo para atender a demanda da população. "A meta é instalar unidades semelhantes em Ponte dos Carvalhos, Charneca, Pontezinha, Gaibú e Jussaral. Serão quase 20 mil pessoas atendidas por mês, tornando o Cabo o município mais informatizado do Brasil", declarou.

Será permitida a gravação em CDs e disquetes desde que o material seja adquirido na secretaria. O uso das máquinas deve ser agendado com 24 horas de antecedência, pessoalmente ou através do telefone 3521-6793.

Edição: Tereza Soares
Fotos: Jorge Luiz


Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO