quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Cabo investe nos empregos do Estaleiro Atlântico Sul de Suape Por Aline Vieira* O secretário de Indústria, Comércio e Promoção ao Trabalho do Cabo







O secretário de Indústria, Comércio e Promoção ao Trabalho do Cabo, Anatólio Julião, acompanhou a vinda do Presidente Lula à Suape, onde fez o primeiro corte da chapa de aço de um dos navios que serão construídos pelo Estaleiro Atlântico Sul. O evento contou com a presença do governador Eduardo Canpos, e de diversas autoridades estaduais e federais.

O empreendimento será responsável pelo aproveitamento profissional de mão-de-obra do Estado e de acordo com a Transpetro, o número de profissionais do setor metalúrgico em Pernambuco será de 100 mil em 2015. Para chegar a esse número, toda uma mobilização no serviço de qualificação está sendo realizado na região.

O Cabo de Santo Agostinho, por exemplo, está investindo fortemente na qualificação de mão-de-obra para o aproveitamento do Estaleiro. São 320 profissionais já foram capacitados tecnicamente pelo SENAI, com direito a lanche e transporte, e tiveram a oportunidade de ir para o Centro de Treinamento Engenheiro Francisco Vasconcelos, a escola técnica do estaleiro, dentro de Suape, já com a carteira assinada. Todo o processo de qualificação teve início com o nivelamento escolar, no qual os alunos passaram pelo reforço escolar e depois foram para o SENAI.

Para participar dessa qualificação foram recrutadas 2500 pessoas. Atualmente já foram formadas quatro turmas de 80. Existe uma em andamento, e mais duas serão formadas até dezembro. Anatólio Julião, secretário de indústria, comércio e promoção social do Cabo de Santo Agostinho, lembra que 50% dos cadastrados precisam ser localizados para poder realizar a capacitação. Eles precisam atualizar os dados junto a Agência do Trabalho. Como disse o presidente Lula, no estaleiro, sobre o pólo industrial, "é necessário que todos tenham oportunidade: as empresas, os empresários e o trabalhador".

"O municipio do Cabo possui toda uma ambiência favorável para a absorção da mão-de-obra dos profissionais. São 180 mil habitantes, em um distrito industrial e comercial, com hábitos urbanos. Isso é bastante importante", confessa Anatólio. Ele diz ainda que a partir do ano que vem serão realizadas inscrições para novas turmas de qualificação. A intenção é de que as inscrições sejam feitas pela internet.

Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO