quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Seminário discute participação comunitária e implantação do Conselho Municipal de Segurança Pública

Seminário discute participação comunitária e implantação do Conselho Municipal de Segurança Pública





Por Monaliza Brito

O Cabo de Santo Agostinho foi sede do Seminário Metropolitano de Segurança Pública, Gestão Democrática e Governo Local, realizado na última segunda-feira, 12, no Centro Cultural Mestre Dié, em Ponte dos Carvalhos. O evento é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Secretaria Estadual de Defesa Social em parceria com o Governo Municipal.

Participaram do encontro representantes dos governos estadual, federal e municipal, das polícias civil, militar e rodoviária federal, do corpo de bombeiros, do Legislativo Municipal, da OAB, do Ministério Público e de diversos órgãos da sociedade civil organizada. De acordo com o assessor especial da Secretaria de Assuntos Jurídicos, Luiz Geraldo Leite, esse seminário servirá como uma preparação para a Conferência Municipal de Segurança Pública, a ser realizada ainda este ano, e dele sairão propostas para a implantação do Conselho Municipal de Segurança Pública. O Conselho visa aproximar a população do mapeamento das ações a serem efetivadas na área de segurança através da Gestão Democrática.

A importância da participação da comunidade no combate à violência foi um dos pontos mais frisados no Seminário. Risonaldo da Silva, representante da Polícia Rodoviária Federal, chamou a atenção para a importância da conscientização dos moradores locais. "Não existe segurança sem um trabalho de base de educação. A ação repressiva deve ser a última alternativa, temos que pensar primeiro em prevenção", enfatizou o gestor. Para Antônio Araújo Feitosa, gestor da Polícia civil na região metropolitana do Recife, o Cabo tem como ponto positivo no combate à violência o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal. "A polícia civil fez uma ação conjunta com a administração municipal e admito que fiquei surpreso com os resultados, pois não sabia que o Cabo possuía uma Guarda Municipal tão eficiente e bem-preparada", declarou Antônio.

O Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, João Batista de Moura, aproveitou para reafirmar o compromisso com o bem-estar do povo cabense: "O Prefeito tem grande preocupação em diminuir a violência. Fazemos um trabalho especial de capacitação da Guarda Municipal com o objetivo de fazer não apenas a segurança do patrimônio público, mas também um policiamento ostensivo", disse o secretário.

Edição: Tereza Soares
Fotos: João Barbosa
* Monaliza Brito é estagiária da Secretaria Executiva de Comunicação Social.




Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO