quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Calçadão dos Estudantes garantirá mobilidade e segurança aos pedestres no Cabo

Calçadão dos Estudantes garantirá mobilidade e segurança aos pedestres no Cabo
Prefeitura da resposta rapindinho kkkk agora espero que isto não leve um século como as propias arvores que ali levarão para existir .




Por Taluama Silva

Uma das principais avenidas do Cabo de Santo Agostinho, a Historiador Pereira da Costa, caminho diário dos estudantes cabenses, receberá um novo projeto de revitalização que reestruturará o trânsito e garantirá mais mobilidade e segurança ao pedestre. Uma obra pública diferenciada, que surgiu pela necessidade de melhorar a segurança dos cidadãos cabenses, em especial dos estudantes que transitam pela avenida. Ao longo dos anos a via se tornou o corredor com maior número de escolas e cursos do Cabo: são nove unidades de ensino, entre a principal e as transversais, a depender diariamente desse trajeto.

O projeto desenvolvido pela Prefeitura vai garantir deslocamento de pedestres com segurança e autonomia, respeitando às normas técnicas vigentes. A via atual, com apenas cinco metros de largura, será ampliada para sete metros, e passará a ter circulação de tráfego nos dois sentidos. Para disciplinar o acesso dos veículos à avenida, será construído um girador antes da Estação Ferroviária. A regulamentação para a operação de carga e descarga dos pontos comerciais também será um dos pontos a serem considerados no projeto.

De acordo com o secretário de Infra-estrutura do Cabo, Osvaldo Vieira, um calçadão de seis metros de largura, que está sendo chamado Calçadão dos Estudantes será construído com três faixas distintas: Faixa de acesso à edificações, faixa de livre circulação de pedestres e uma outra destinada a instalação de mobiliário urbano. Segundo Vieira, para a pavimentação será utilizado piso em bloco de concreto e piso tátil direcional e de alerta. As vias transversais serão niveladas com as calçadas nos cruzamento.

O projeto inclui ainda criação de esplanada para manifestações culturais, reservando espaço para estacionamento de cerca de 60 veículos de médio porte, melhoria da Praça da Bíblia, que será destinada ao lazer e ao descanso, além de plantação de 60 novas árvores de grande porte. "A avenida Historiador Pereira da Costa além de possuir o principal núcleo de equipamentos educacionais do Cabo, é um importante corredor de acesso ao centro do município, mas as calçadas estreitas e mal conservadas obrigam os pedestres a circularem pela faixa de veículos, arriscando suas vidas", justifica o secretário.

Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO