terça-feira, 20 de novembro de 2007

Cabo comemora Caminhada Ecológica completa dez anos propagando consciência de preservação ambiental das matas

Caminhada Ecológica completa dez anos propagando consciência de preservação ambiental das matas





Por Rafael Negrão*

A 10ª caminhada ecológica teve como tema este ano "Espetáculo da Natureza". A concentração foi na antiga fábrica Sarabor, na PE 60, onde crianças, idosos, famílias, adultos, e professores se reuniram no último domingo (18/11) para fazer o percurso de 13 km, dentro de duas Matas Atlânticas. O evento tem o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, Secretaria de Saúde, Guarda Municipal, Corn Products, Coca-cola e Ambev. A chegada foi na Praia do Paiva em torno das 10h30. Acompanham o percurso, dois carros de apoio com água e refrigerante, um micro ônibus para quem não agüentar até o fim, uma ambulância, um carro de som e três motos da guarda municipal garantindo a segurança.

A caminhada ecológica foi criada em 1997 por um grupo de moradores da Cohab, com intuito de preservar as duas matas da cidade, a Mata do Zumbi e a Reserva de Duas Lagoas, que tem a proteção do Ibama. No início era um grupo de 100 pessoas, hoje chega-se a mais de 500 pessoas, de acordo com Fernando Almeida, um dos organizadores da caminhada.

O secretário de Meio ambiente e Saneamento, Raimundo de Souza, afirma que "esse evento já é consolidado pela população porque, a cada ano que passa, o número de pessoas aumenta expressivamente para preservar e contemplar a natureza". Segundo Raimundo é muito importante que cada um faça a sua parte: "A gente faz parte da natureza se ela morre, nós também morremos juntos", disse o secretário. Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Jandira Martins, o evento é importante porque mexe com todo o corpo, principalmente para o idoso, que muitas vezes estão entravados dentro de casa. "Aqui é um lugar de respirar um ar puro e se divertir", disse a presidente se referindo ao trajeto.

Durante a caminhada jovens e idosos demonstravam muito entusiasmo e alegria. Lixos encontrados no caminho eram retirados do chão, num gesto de respeito à mãe natureza. "É a primeira vez que venho. Quem me convidou foi a minha nora, estou adorando, porque sei da importância de não destruir a natureza, além de ser um ótimo passeio, é muito bem ver todos juntos contribuindo com o meio ambiente", destacou a aposentada Laudicéia Gomes. No final da caminhada, a Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento disponibilizou um café da manhã com bastante frutas, e logo em seguida, foi sorteado uma bicicleta. A Prefeitura ainda disponibilizou transporte para as pessoas voltarem para casa.

Edição: Tereza Soares
Fotos: João Barbosa
*Rafael Negrão é estagiário da Secretaria Executiva de Comunicação Social


Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO