quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Eduardo apresenta potencialidades de PE ao presidente da Novartis

Eduardo apresenta potencialidades de PE ao presidente da Novartis
Humberto Pradera






"Pernambuco é um estado que oferece condições muito atraentes. Ficamos impressionados com a apresentação feita pelo governador". A afirmação foi feita pelo presidente mundial da Divisão de Vacinas e Diagnósticos da Novartis, Joerg Reinhardt, ao final de reunião de duas horas durante a qual o governador Eduardo Campos expôs as razões para que o estado receba a fábrica brasileira do grupo suíço, maior produtor de vacinas do mundo.

Durante o encontro, realizado em Brasília na manhã desta quarta-feira (24), o governador exibiu um vídeo institucional que apresenta um raio-X completo do estado. O documento apresenta a economia, as vocações, a cultura e, claro, o momento ímpar vivido pelo estado, beneficiado com grandes investimentos públicos e privados.

"A chegada da Novartis é mais que um empreendimento para nós. É a consolidação de um projeto que todos buscamos que é ajudar o Brasil a melhorar a sua saúde pública", disse Eduardo, que chamou a atenção também para o reforço à economia do estado – a unidade da Novartis poderá exportar mais de U$ 600 milhoes por ano –, principalmente pelas oportunidades de empregos que proporcionará.

Com sede na Suíça, a Novartis decidiu implantar uma grande unidade industrial que está sendo disputada por quatro países. O governo federal vem dando total apoio ao projeto. Caso a escolha recaia sobre o Brasil, a fábrica será em Pernambuco.

Em anúncio interpretado como primeiro passo para a consolidação do Brasil como destino da nova fábrica da empresa, a Novartis firmou protocolo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde para utilizar o laboratório de Farmanguinhos, no Rio de Janeiro e, deste modo, começar a produzir imediatamente no país.

"A nossa expectativa é que a Novartis anuncie, ainda este ano, a sua ida para Pernambuco. Será um grande salto para o futuro que já sorri para o estado", admitiu Eduardo.

Também estiveram em Brasília o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho e o presidente do Lafepe, Luciano Vasquez. Luciana Capanema, representante do BNDES, explicou aos presentes o Profarma, programa de fomento para a indústria de fármacos do Banco.

VIDEO – Produzido especialmente para o encontro, a peça tem pouco mais de 28 minutos de duração e apresenta Pernambuco como um dos estados mais prósperos do país, detalhando a chegada de investimentos como a refinaria, o estaleiro, a Mossi & Ghisolfi, entre outros. O estado ainda se mostra como grande ponto de referência logística para os Estados Unidos, África, Europa e o restante da América, com seus portos e aeroportos.

O pólo médico recebeu destaque especial. Em texto e imagens, Pernambuco mostrou-se o segundo maior centro de medicina do Brasil. Números como a quantidade de profissionais de saúde existentes e a formação de mão-de-obra para o setor também foram exibidos. A cidade de Goiana, na Mata Norte, que sediará o Pólo Farmacoquímico com a instalá renderação da Hemobrás, também foi minuciosamente apresentada aos suíços.

O documentário traz ainda depoimentos de "peso" de presidentes de grandes empresas que apostaram no Leão do Norte. Franklin Fedder (Alcoa), José Sérgio Gabrielli (Petrobrás), Michel Levy (Microsoft Brasil) e Marcos Magalhães (Philips) explicam as razões que levaram as suas organizações a investirem em Pernambuco.

HEMOBRÁS – O governador reuniu-se também com João Paulo Baccara, presidente da Hemobrás, para tratar de alguns pontos referentes à implantação da unidade em Goiana. Baccara apresentou projetos e plantas relativas ao cercamento do terreno, acesso viários e terraplenagem. A expectativa é de que a licitação para a execução das obras seja aberta ainda este ano.

"Cumpriremos todos os prazos acordados para que a Hemobrás entre em funcionamento o mais breve possível", garantiu Eduardo.

Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO