sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Começa licitação para construção do TIP do Cabo

Começa licitação para construção do TIP do Cabo
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) publica nesta sexta-feira, no Diário Oficial do Estado, o edital de licitação para a construção do terminal Integrado de Passageiros do município do Cabo de Santo Agostinho. Os recursos para a execução do projeto – orçado em R$ 3,7 milhões - foram autorizados na semana passada pelo governador Eduardo Campos.

O TIP do Cabo deve beneficiar, de forma direta e imediata aproximadamente 235 mil pessoas que residem ou trabalham nos municípios de Ipojuca e Cabo. O prazo de conclusão da obra é de 12 a 15 meses após o início dos trabalhos.

Atualmente 10 linhas do STPP/RMR e oito linhas municipais operam na região. Com a implantação do SEI no local – e a conseqüente divisão das linhas em alimentadoras e troncais – oito linhas do STPP e seis linhas municipais passarão a operar no local. Além disso, a operação das linhas municipais dentro do TIP vai facilitar o atendimento de comunidades como Charneca e Cidade Garapú.

Com uma área construída de 2,4 mil metros, o terminal terá capacidade para operar, ao mesmo tempo, com 15 ônibus (sendo 13 vagas para as linhas alimentadoras e duas para as troncais). A frota local será de 50 ônibus. Atualmente, 40 mil pessoas usam, diariamente, as linhas do STPP/RMR. Quando estiver operando em plena capacidade, a previsão é de que o TIP do Cabo alcance uma demanda diária de 60 mil passageiros.

Um dos maiores benefícios para a população será a redução do custo nas viagens, uma vez que eles passarão a contar com a tarifa única por sentido – paga apenas no primeiro deslocamento. Dessa forma, será possível, por exemplo, um usuário sair do TIP do Cabo e chegar até a ilha de Itamaracá, no litoral Norte, pagando apenas uma passagem.

A obra atende a uma demanda antiga da população local e faz parte do projeto de ampliação e melhora da qualidade do Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana do Recife, diante das perspectivas de crescimento na região, com a concretização de projetos como o Estaleiro Atlântico Sul, a Refinaria General Abreu e Lima e o Pólo Petroquímico.

Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO