sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Parada gay espera reunir 120 mil pessoas no Recife

Parada gay espera reunir 120 mil pessoas no Recife

Agência Nordeste*

RECIFE – O Fórum de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros de Pernambuco (LGBT), juntamente com a Prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco anunciaram hoje de manhã a programação da 6º Parada da Diversidade, que acontece no próximo domingo (16), na Avenida Boa Viagem (Zona Sul do Recife). Este é o primeiro ano da parada em que há um planejamento entre as entidades e corporações públicas. A expectativa é que mais de 120 mil pessoas compareçam para prestigiar o evento, que tem início às 10h, com a apresentação de shows locais e com a cantora Zélia Duncan, num palco armado ao lado do Hospital da Aeronáutica.
Após as apresentações, dez trios elétricos começam o percurso, que termina na Praça de Boa Viagem, por volta das 18h. Além dos shows, serão realizadas falas políticas com a participação de secretários municipais e outras autoridades. Entre os temas, estão o combate à homofobia e a iniciativa da PCR em aprovar a pensão para companheiros homossexuais.
Segundo o coordenador do Fórum LGBT, Welington Medeiros, a parada já é um sucesso. “Recebemos informações que os hotéis de Boa Viagem estão com a lotação completa para os próximos dias. Várias caravanas do interior e de outros Estados já confirmaram presença”, disse.
A secretária de Direitos Humanos de Segurança Cidadã do Recife (SDHSC), Karla Menezes, frisou que a manifestação é um ato público e político, visando garantir os direitos dos participantes e de cunho pacífico.
“A parada é um evento para toda população. A parceria da Prefeitura, Governo do Estado e organizadores, visa garantir um andamento tranqüilo. O histórico do evento mostra que, até hoje, nunca houve nenhum incidente grave”, afirmou.
Já o chefe de Operações da Polícia Militar, coronel José Lopes, destacou a importância da população tomar precauções com relação à segurança. “Nós vamos fazer nossa parte, mas é preciso lembrar aos freqüentadores para estarem atentos à sua segurança”, disse.
De acordo com o chefe da PM, o planejamento da corporação para o evento está sendo elaborado de forma estratégica para garantir a segurança dos participantes.
Além do efetivo da PM e da Guarda Municipal, que irá destacar mais de 100 homens para acompanhar a manifestação, a Diretoria do Voluntariado, da Prefeitura do Recife, orientou, na manhã desta sexta, cerca de 20 voluntários para atuarem como agentes de segurança. Segundo a diretora do Voluntariado, Gabriela Cordeiro, “o grupo vai realizar um trabalho de acompanhamento, ajudando a PM na identificação de conflitos que possam acontecer”.
* Com informações da Prefeitura do Recife


PCR oferece serviços durante Parada da Diversidade

Com informações da Assessoria da PCR

A Secretaria de Turismo do Recife apoiará a 5ª edição da Parada da Diversidade, que acontece neste domingo (16), em Boa Viagem, com o show de Zélia Duncan e também aplicando questionário com perguntas elaboradas pela Gerência da Livre Orientação Sexual (GLOS) para traçar o perfil dos participantes da Parada. A pesquisa será feita por 25 estagiários da Sensibilização Turística para saber o perfil sócio-econômico dos participantes. Questões sobre saúde, legislação, religião e política também serão abordados. A Secretaria também vai montar na área uma tenda para prestar informações turísticas e distribuir mapas turísticos.
Direitos Humanos - A Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã vai disponibilizar um trio elétrico para a divulgação das ações e realizar ações educativas.
Guarda Municipal/Voluntariado - Cem guardas municipais vão garantir a segurança do patrimônio público e atender as necessidades dos participantes da Parada. Voluntários do Recife também trabalharão como agentes de segurança no evento.
Saúde - Através da Coordenação Municipal de DST/Aids, 20 técnicos, dos quais 12 arte-educadores, estarão distribuindo 20 mil preservativos, dez mil porta-camisinhas e cinco mil bandeiras do arco-íris, símbolo internacional do movimento gay, além de 500 camisetas e bonés. A ação busca divulgar aos participantes as medidas preventivas às doenças sexualmente transmissíveis. Durante o evento, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará de prontidão no local para prestar assistência em qualquer caso de urgência. A concentração será, a partir das 10h da manhã, nas imediações do Hospital da Aeronáutica. Logo após o show da cantora Zélia Duncan, começa o desfile até a Pracinha de Boa Viagem, onde terá um trio-elétrico patrocinado pela Secretaria de Saúde do Recife animado pelo cantor Ricardo Lins e Orquestra Universal.
Limpeza - Uma equipe de garis fará a preparação da área no dia anterior à passeata: varrição, coleta especial e escovação, além de catação na faixa de areia da praia. Durante o evento, uma equipe com 15 garis fará a manutenção da limpeza na área do desfile. A partir 14h até a madrugada da segunda (17), será realizado um mutirão com 150 servidores para recolher o lixo produzido durante o evento. A expectativa é recolher aproximadamente 47 toneladas de lixo. Serão investidos R$ 15 mil no trabalho.

Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO