terça-feira, 14 de agosto de 2007

Centro de Vigilância Sanitária do Cabo recebe atenção especial da gestão municipal

Terça, 14/08/2007 - 12h10
Centro de Vigilância Sanitária do Cabo recebe atenção especial da gestão municipal





Por Taluama Silva

Com o propósito de conhecer de perto as instalações do prédio do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) e estimular os Agentes de Saúde Ambiental na rotina diária como multiplicadores da saúde, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral fez uma visita ao Centro no último dia 13 de agosto. O prefeito chegou cedinho ao CVA e falou para os agentes de saúde e coordenadores da importância do trabalho desenvolvido pelo agente responsáveis por ouvir os anseios da categoria.

Na visita, o prefeito Lula Cabral disse palavras de incentivo aos agentes: "Vocês têm a missão importante de diminuir o sofrimento do povo cabense, ajudando a Secretaria de Saúde a localizar algum fator que prejudique a saúde da população. Juntos, vamos melhorar a qualidade de vida no Cabo", disse o prefeito. Para a coordenadora de Vigilância Sanitária, Elizabete Jerônimo, os agentes ambientais são as portas da Prefeitura na comunidade e por isso merece atenção especial do gestor. "Como trabalhamos numa região isolada, o CVA tende a ser esquecido, por isso foi ótimo o prefeito ter vindo para conhecer de perto nossas condições de trabalho e nosso pessoal", explicou.

Durante a visita o prefeito recebeu dos próprios agentes, uma carta de agradecimento pelo encaminhamento à Câmara dos Vereadores de um Projeto de Lei que visa a efetivação no quadro de funcionários dos agentes de Saúde Ambiental e agentes de Saúde Comunitários do município. O projeto aguarda aprovação na Câmara dos Vereadores local, Casa Vicente Mendes.

Os agentes da Vigilância Ambiental fazem ações de rotina em canais, escolas, prédios públicos e casas residenciais, observando todos os fatores ambientais que podem afetar a saúde, como: lixo, animais, alagamentos, esgotos, entre outros. Entre os programas desenvolvidos pela CVA estão: controle da dengue; controle da esquistossomose em animais cinantrópicos e peçonhentos; controle da raiva; controle da qualidade da água para consumo e o mais recente controle de qualidade do ar. Para solicitar a visita de um agente de saúde no seu bairro, o CVA atua junto à população através do telefone (081) 3524-9030.

Estrutura

O Centro Vigilância Ambiental do Cabo conta com o corpo profissional de oito técnicos, um auxiliar administrativo e dois técnicos em laboratório trabalhando dentro da unidade, além dos mais de 100 agentes de vigilância ambiental e 17 supervisores, responsáveis por cobrir todo o território da cidade. Foram construídos na unidade, salas dos técnicos e gerência, almoxarifado e um laboratório para análise dos insetos colhidos nas visitas dos agentes.

Na última quinta-feira, 09, foi finalizada a reforma das baias, local onde ficam os animais apreendidos pelos agentes e ainda está em andamento uma reforma para instalação de mais um laboratório de malacologia – exame do caramujo que causa a esquitossomose - e de um local para depósito das rações dos animais apreendidos.

Edição: Tereza Soares
Fotos: Jorge Luiz

Nenhum comentário:

Novas Materías do PORTAL CABO